• Fragonard, uma perfumaria no coração da Riviera Francesa

    24 de agosto, 2016

    Salon-de-vente---_-FRAGONARD-PARFUMEUR

    Pouco antes da Primeira Guerra Mundial, Eugène Fuchs, um empreendedor cujo coração já havia sido seduzido pela mágica do perfume decidiu criar sua própria perfumaria baseada no novo conceito de vender perfumes diretamente para turistas, que estavam começando a descobrir o charme da Riviera Francesa. A Perfumaria Fragonard foi aberta em 1926; Eugène Fuchs escolheu nomeá-la assim em homenagem ao famoso pintor  nascido em Grasse, Jean-Honoré Fragonard (1732-1806), sendo assim um tributo ao mesmo tempo a cidade de Grasse e a arte do século 18. A escolha do nome expressou o desejo dele de correr seu negócio de acordo com as tradições.

    Esse espírito foi lealmente perpetuado nas 3 gerações que sucederam e ainda sucedem o comando da perfumaria. Na contínua busca por novas plantas e novos pontos de venda a empresa abriu novos pontos em Grasse, Eze e Paris.

     

    techniquehomepage 2

     

    Foi sob o comando de Jean-François Costa que a Perfumaria Fragonard passou por uma rápida expansão e modernização. Como um ávido colecionador de arte, durante os anos de 1970 ele arrematou uma grande e única coleção de perfumes antigos e itens relacionados a perfumaria, que além de enriquecer a Fragonard, deu a cidade de Grasse uma nova dimensão cultural.

    Hoje em dia, as filhas de Jean-François Costa, Agnès e Françoise comandam o destino da perfumaria e estão empenhadas em adaptar o negócio de acordo com as necessidades e desejos do mercado.

     

    2.2IMG_8735

     

    Na fábrica são desenvolvidos perfumes femininos e masculinos que são vendidos em embalagens de alumínio para manter por mais anos a fragrância, também são feitos os sabonetes aromatizados, cosméticos e óleos como o de Argan multifuncional. A Fragonard é uma das marcas francesas mais renomadas no ramo da perfumaria e tem lojas espalhadas por todo país.

     

    IMG_8759

     

    A fábrica, que fica localizada em Grasse, possibilita aos interessados a fazer uma visita explicativa por todos os processos de confecção, desde sabonetes aos famosos perfumes. Ao final da visita, a orientadora explica como foi desenvolvida cada essência e apresenta a flor do ano, que dá origem ao perfume clássico anual da marca.

     

    1 1.1

    www.fragonard.com

     

Raquel P. Fejgiel

Criei o blog em 2014, com a intenção de escrever sobre moda, gastronomia, lifestyle, beleza e viagens. Sou formada em Jornalismo na UFRJ, Produção de Moda pela Puc-Rio e Branding no IED Rio. Entre vários cursos que fiz na área de moda estão alguns como "Marcas que fazem a Moda no Rio" na Casa do Saber, Personal Stylist e Jornalismo de Moda no Instituto Rio Moda.

See more

Most Read

Newsletter

Advertising