• Tailleur e blazer do século XXI

    7 de julho, 2015

    11715948_1105836399431375_1913437693_n-2

    Começou no domingo, dia 7 de Julho, a temporada de alta-costura de inverno 2016, em Paris. Os desfiles vão até quinta-feira, dia 9. Entre as principais marcas estão Dior, Chanel, Versace, Armani etc.

    Como em todas as temporadas, surgem peças destaque, favoritas dos estilistas e que prometem entrar e se reafirmar nos closets mundiais.

    O blazer e o tailleur foram algumas das apostas em comum de marcas como Dior, Chanel e Armani.

    Nos anos 30, o tailleur parisiense era considerado uma forma de ostentação de riqueza das estrelas de cinema e mulheres da elite francesa. Essa peça era considerada um código de vestuário para as mulheres de sociedade; ela era utilizada em coquetéis vespertinos, junto com véus, luvas e chapéus pequenos.  Nessa época, o tailleur de lã trespassado da Chanel teve destaque e é considerado um ícone de moda até hoje.

    O blazer, peça inicialmente usada por homens, surgiu na época da belle époque, sendo usado em passeios de barco, jogos de tênis, críquete etc; foi se tornando um estilo informal para o verão. Já nos anos 80, a moda underground fez com que grandes designers como Clavin Klein, Ralph Lauren e Giorgio Armani reeditassem o blazer. Como a moda muitas vezes é cíclica, essa peça está sendo novamente reformulada e vem surgindo em versões mais sexy, com enormes decotes.

     

     

    Referências Bibliográficas:

    • ffw.com.br
    • Cronologia da moda: de Maria Antonieta a Alexander McQueen / NJ Stevenson; tradução Maria Luiza X. de A. Borges. – Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

Raquel P. Fejgiel

Criei o blog em 2014, com a intenção de escrever sobre moda, gastronomia, lifestyle, beleza e viagens. Sou formada em Jornalismo na UFRJ, Produção de Moda pela Puc-Rio e Branding no IED Rio. Entre vários cursos que fiz na área de moda estão alguns como "Marcas que fazem a Moda no Rio" na Casa do Saber, Personal Stylist e Jornalismo de Moda no Instituto Rio Moda.

See more

Most Read

Newsletter

Advertising