• A delicadeza dos florais dos anos 50 até hoje

    10 de março, 2015

    Christian Dior e modelo Simone com o vestido "Miss Dior" em 1949.

    Nos anos 50, a moda feminina era marcada pela presença de vestidos florais, roupas que evidenciavam a feminilidade, principalmente através de laços e flores. Foi um período histórico muito delicado para as mulheres, já que, com o fim da guerra, muitas delas retomaram seus papéis de donas de casa, deixando de lado seus empregos conquistados no período em que os homens prestavam serviço militar.

    Foi justo nesta época, mais precisamente em 1947, que Christian Dior montou seu ateliê de costura em Paris; aliás, o estilista se destacou na alta costura após a segunda guerra mundial. Nesse momento, ele criou a coleção intitulada “New Look” e, com ela, o estilista francês aumentou seu prestígio mundial ao vestir grandes personalidades.

    Em 1952, Dior desenvolveu vestidos com estampas florais que logo se tornaram objetos de desejo dentre as mulheres. Um dos destaques dessa sua coleção foi o vestido Miss Dior, um modelo recoberto de rosas, lilases e jasmins.

    A marca de roupas Horrockses, conhecida por suas peças de preços altos e de alta qualidade, usados até por rainhas, destacou-se, também nessa época, com vestidos florais de saia rodada.

    Esse estilo de roupa, com peças alegres e delicadas, agradava mulheres de todas as idades e encantava todos os gostos.

    O vestido floral dos anos 50 até hoje é uma peça muito importante no vestuário feminino. Tornou-se uma opção de se vestir de forma delicada e leve principalmente no verão. Para um visual mais arrumado, pode-se optar por sapatos de salto alto ou sapatilhas, acompanhados de uma bela bolsa de mão para um look estilo “boneca”.

     

     

     

     

    Fontes de pesquisa:

    Enciclopedia Barsa
    Stevenson, N. J. Cronologia da moda: de Maria Antonieta a Alexander McQueen. Rio de Janeiro: Jorge Jahar, 2012.

    http://www.dior.com
    http://www.horrocksesfashions.co.uk/

Raquel P. Fejgiel

Criei o blog em 2014, com a intenção de escrever sobre moda, gastronomia, lifestyle, beleza e viagens. Sou formada em Jornalismo na UFRJ, Produção de Moda pela Puc-Rio e Branding no IED Rio. Entre vários cursos que fiz na área de moda estão alguns como "Marcas que fazem a Moda no Rio" na Casa do Saber, Personal Stylist e Jornalismo de Moda no Instituto Rio Moda.

See more

Most Read

Newsletter

Advertising