• Como harmonizar pratos com bacalhau e vinho para essa Páscoa

    2 de abril, 2021

    Um dos itens indispensáveis no almoço de Páscoa é o bacalhau. O peixe pede diferentes harmonizações, de acordo com cada preparo. As características únicas do bacalhau abrem as portas para harmonizações mais ousadas além dos vinhos brancos como, por exemplo, com vinhos tintos, não tão usuais para acompanhar peixes. 

    Gosto de separá-lo dentre seus 4 tipos de preparos e minhas sugestões de harmonizações: 

    Para harmonizar com o Bacalhau assado (como à lagareiro, que sempre leva muito azeite, legumes assados, batata e alho), indico um vinho branco com bastante acidez para cortar a gordura do prato, como por exemplo, um Chardonnay. De tintos, indico um com pouco menos de madeira para não realçar os taninos e o sal, que pode ser um Alentejano jovem. 

    Se você vai preparar um Bacalhau cozido com molho de tomate, como, por exemplo, o bacalhau à espanhola, você pode ir de um vinho verde até um vinho tinto leve a médio corpo.

    Com o clássico bolinho de bacalhau ou com pataniscas, gosto de harmonizar um espumante mais jovem como um Luis Pato Baga Rosado ou um tinto como o Conde de Arraiolos, por conta da untuosidade dos pratos. 

    Fechando com o bacalhau espiritual ou suas derivações mais cremosas, gosto de harmonizar com um branco mais estruturado e com bastante acidez por conta do creme do prato, a exemplo do Real Companhia Velha Séries Gouveio branco. 

    A dica de harmonização por regionalismo também funciona muito bem com o bacalhau popularmente preparado em Portugal e que traz ótimas combinações com rótulos da terrinha. 

    Vale ressaltar que não existem regras para a harmonização perfeita, as dicas ajudam a combinar, da melhor forma possível, o vinho com o prato para que nenhum gosto se sobreponha. 

Raquel P. Fejgiel

Criei o blog em 2014, com a intenção de escrever sobre moda, gastronomia, lifestyle, beleza e viagens. Sou formada em Jornalismo na UFRJ, Produção de Moda pela Puc-Rio e Branding no IED Rio. Entre vários cursos que fiz na área de moda estão alguns como "Marcas que fazem a Moda no Rio" na Casa do Saber, Personal Stylist e Jornalismo de Moda no Instituto Rio Moda.

See more

Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Newsletter

Advertising